sábado, 23 de fevereiro de 2008

A pituitária

A pituitária é uma mucosa que cobre toda a zona das paredes das fossas nasais. Tem, anteriormente, continuidade com a pele dos orifícios do nariz e posteriormente com a mucosa da faringe.


Relativamente a esta mucosa, podemos designar a sua parte superior como mucosa olfactiva ou amarela e a sua parte inferior, como mucosa vermelha. Quanto à mucosa vermelha, é muito rica em vasos sanguíneos, e contém glândulas que segregam um muco, mantendo húmida a região. Se os capilares dilatarem-se, o muco é segregado em excesso, ficando o nariz obstruído, sintoma característico de quando apanhamos um pouco mais de frio. A mucosa amarela é muito rica em terminações nervosas [Fig.4].

[Fig.4] Fisiologia da mucosa amarela e seus constituintes


Os produtos voláteis que se desprendem das diversas substâncias, ao serem inspirados, entram nas fossas nasais e dissolvem-se no muco que impregna a mucosa amarela, atingindo os prolongamentos sensoriais. Dessa forma, geram-se impulsos nervosos, que são conduzidos até o corpo celular das células olfactivas, de onde atingem os axónios, que comunicam com o bulbo olfactivo. É do bulbo olfactivo que se origina o nervo olfactivo que conduzirá os estímulos nervosos até ao cérebro. No lobo temporal, na zona do córtex conhecida como área 7, é onde estas sensações são reconhecidas e interpretadas.