sábado, 9 de fevereiro de 2008

Patologias do ouvido médio

As doenças do ouvido médio provocam sintomas como mal-estar, dor e uma sensação de que o ouvido está tapado ou que existe uma pressão no seu interior, bem como uma saída de líquido ou de pus, uma perda da audição, tinnitus (zumbido nos ouvidos) e vertigens (sensação de andar à roda).

[Fig.1] Tímpano perfurado

Perfuração do tímpano - O tímpano pode ser perfurado por objectos colocados dentro do ouvido, como uma zaragatoa, ou por objectos que entram acidentalmente no ouvido, como um raminho ou um lápis. O tímpano também pode ser perfurado pela acção de um aumento repentino da pressão (como o causado por uma explosão, uma pancada ou um acidente ao nadar ou ao mergulhar) ou de uma brusca redução da pressão.

Barotite média- A barotite média (barotrauma ou aerotite) é uma lesão no ouvido médio causada por uma pressão desigual de ar em cada um dos lados do tímpano.



Miringite infecciosa- A miringite infecciosa é uma inflamação do tímpano por infecção bacteriana ou viral. No tímpano aparecem pequenas bolhas cheias de líquido (vesículas). A dor começa inesperadamente e dura entre 24 e 48 horas. Se a pessoa tiver febre e perda de audição, a infecção é provavelmente bacteriana.



[Fig.2] Criança com otite

Otite média aguda- A otite média aguda é uma infecção bacteriana ou viral que se desenvolve no ouvido médio.

Mastoidite aguda- A mastoidite aguda é uma infecção viral da apófise mastóide, o osso saliente que se encontra por trás do ouvido. Esta doença costuma ocorrer quando uma otite média não tratada, ou tratada inadequadamente, se propaga desde o ouvido médio até ao osso que o rodeia (a apófise mastóide).

[Fig.3] Protese de substituição do estribo

Otosclerose- A otosclerose é uma doença na qual o osso que rodeia o ouvido médio e interno cresce em excesso, imobilizando o estribo (o osso do ouvido médio ligado ao ouvido interno) e impedindo a correcta transmissão dos sons.

Sem comentários: