segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Narizinho...


[Fig.2] Esquema da estrutura do aparelho olfactivo e estutura miscroscópica das células sensoriais olfactivas.

O nariz é suma saliência volumosa que se situa no meio do nosso rosto. Nele distinguem-se diversas zonas: três faces, três bordos, um vértice e uma base. É na base que se abrem os orifícios aos quais denominamos narinas. Estes orificios têm continuidade, interiormente, com as fossas nasais.


[Fig.3] Caracterização básica da constituição do nariz.

As fossas nasais são cavidades que se ligam com o exterior pelas aberturas inferiores do nariz e comunicam com a faringe pela sua região posterior. Toda esta zona encontra-se revestida por uma mucosa que se designa pituária ou mucosa nasal, na qual falaremos em pormenor num próximo post.




Odores


O homem é capaz de distinguir entre 2000 a 4000 odores diferentes. Contudo, esta diversidade de odores resulta do arranjo de sete odores que são considerados básicos:
- Cheiro almiscarado;
-Cheiro floral;
-Cheiro mentolado;
-Cheiro canforado;
-Cheiro étereo;
-Cheiro acre;
-Cheiro pútrido.




Olfacção


Para que a olfacção se realize é preciso que o corpo que queremos cheirar seja gasoso ou, no caso de ser sólido, que liberte partículas que sejam solúveis no líquido que humedece a mucosa nasal, facilitando assim a sua análise.

A mucosa olfactiva é tão sensível que bastam poucas moléculas para estimula-la, produzindo-se assim a sensação de odor. A sensação será tanto mais intensa quanto maior for a quantidade de receptores estimulados, o que depende da concentração da substância odorífera no ar.



Sem comentários: