domingo, 3 de fevereiro de 2008

Ouvido Interno

[Fig.1] Ouvido interno




- Canais semicirculares: ajudam a manter o equilíbrio e auxiliam a visão, já que as rotações da cabeça precisam ser compensadas para que possamos ter uma visão clara sem desfocar a imagem. É através deles que se pode saber por exemplo quando se está com o corpo inclinado mesmo estando de olhos vendados. Juntos formam o sistema vestibular. Problemas com os canais semicirculares podem resultar em sintomas como a vertigem.


- Cóclea: canal em forma de caracol preenchido por líquidos (perilinfa e endolinfa). Quando as vibrações chegam à cóclea provenientes da orelha interna, são transformadas em ondas de compressão que por sua vez activam o órgão de Corti, responsável pela transformação das ondas de compressão em impulsos nervosos que serão enviados ao cérebro para serem interpretados.


- Janela redonda: membrana que funciona como amortecedor do movimento perilinfa (um dos líquidos circulantes da cóclea), de maneira a que não haja desequilíbrios causados pela pressão do fluido nas paredes do ouvido interno.


- Nervo auditivo: transporta a informação do som produzido, desde o processamento na cóclea, onde as vibrações são codificadas em mensagens nervosas, até ao cérebro.

Sem comentários: