sábado, 23 de fevereiro de 2008

Curiosidades

* O sistema olfactivo detecta a sensação de um odor de cada vez. Se um odor pútrido e um aroma doce estão presentes no ar, o dominante será aquele que for mais intenso, ou, se ambos forem da mesma intensidade, a sensação olfactiva será entre doce e pútrida.



* Os insectos possuem o olfacto nas antenas. Podem determinar um odor a 60 km de distância.




[Fig.1.] Insecto

* Os elefantes conseguem localizar até 30 parentes ausentes, ao sentir o seu cheiro corporal. Deste modo, conseguem construir um mapa mental de onde eles se encontram. Estes foram os resultados de uma pesquisa realizada no Quénia.



[Fig.2.] Elefante



* O animal que produz o cheiro mais tenebroso de todos é o gambá (nome popular de um marsupial, neste caso a famosa doninha fedorenta). Alguns cientistas, na Filadélfia, Estados Unidos, estão a tentar desenvolver um gás que seja ainda mais forte do que aquele produzido por este animal. Tencionam usar esse cheiro como uma arma não-letal capaz de controlar multidões, sendo apenas repulsivo. Na sua composição faz parte uma substância orgânica chamada cadaverina. Ela é uma das substâncias responsáveis pelo cheiro insuportável dos corpos em decomposição.



[Fig.3.] Doninha Fedorenta



* Em menos de um segundo somos capazes de detectar, no ar, a presença de substâncias em concentrações tão baixas que nenhuma máquina construída pelo homem detectaria. O nosso olfacto torna-se mais débil à medida que envelhecemos.

Sem comentários: