sábado, 9 de fevereiro de 2008

Fisiologia do Ouvido


[Fig.1] Percepção do som.

O som difunde-se através de uma vibração pelo ar. Esta vibração é captada pelo ouvido externo (pavilhão auditivo e canal externo do ouvido).

[Fig.2] Chegada do som ao tímpano.

Esta vibração atinge a membrana do tímpano que funciona como se fosse uma membrana de um tambor super sensível. Estas vibrações fazem a membrana timpânica vibrar.


[Fig.3] Ossículos do ouvido médio.

Na membrana do tímpano encontra-se fixado um pequeno osso chamado martelo. O martelo está articulado num outro osso chamado bigorna que pôr sua vez articula-se no estribo. Este conjunto de pequenos ossos se movimenta com a vibração da membrana do tímpano e amplificam esta vibração como um sistema de "roldanas" transmitindo-a a uma pequena membrana que se encontra encostada no estribo e está em contacto com o canal da cóclea, a janela oval.




[Fig.4] Percurso do som.

O canal da cóclea está cheio de um líquido e tem a forma em espiral como a de um caracol. Com a vibração da cadeia de ossinhos que consequentemente faz vibrar a membrana da cóclea (membrana basal), este líquido (perilinfa) movimenta-se dentro da espiral coclear, transmitindo as vibrações para um canal de pouca espessura que passa no centro da cóclea, rodeado pela membrana basilar, o canal coclear.




[Fig.5] Localização do nervo auditivo.

Esta movimentação gera uma pequena energia eléctrica, que se forma dentro do canal coclear, mais especificamente no órgão de Corti, e é transmitida ao cérebro pelo nervo auditivo, onde será descodificada a mensagem e, assim, onde será gerada a compreensão dos sons.

Sem comentários: