sábado, 9 de fevereiro de 2008

Patologias do ouvido interno


As doenças do ouvido interno provocam sintomas tais como a perda auditiva, vertigem (sensação de girar), zumbido no ouvido (tinnitus) e congestão. Estas doenças podem ter várias causas, tais como infecções, traumatismos, tumores e o uso de certos fármacos; a causa é, por vezes, desconhecida.

[Fig.1] A surdez deve-se em grande parte a disturbios do ouvido interno

Surdez repentina- A surdez repentina é uma perda grave da audição, em geral num só ouvido, que se manifesta em poucas horas. Por ano, uma em aproximadamente 5000 pessoas sofre de surdez repentina. Certas actividades extenuantes, como o levantamento de pesos, exercem uma grande pressão sobre o ouvido interno, danificando-o e provocando uma perda auditiva súbita ou flutuante e vertigem. No ouvido afectado pode ouvir-se um som explosivo quando o dano é provocado pela primeira vez. Por vezes, não se identifica nenhuma causa.

Perda auditiva provocada pelo ruído- A exposição a ruídos fortes, como os produzidos pelos equipamentos de carpintaria, serras mecânicas, motores de explosão, maquinaria pesada, tiros ou aviões, pode provocar uma perda da audição porque são destruídos os receptores auditivos (células peludas) do ouvido interno.

Perda de audição coma a idade- Este tipo de perda auditiva começa depois dos 20 anos e primeiro afecta as frequências mais altas e, gradualmente, chega às mais baixas. De qualquer forma, o grau de perda auditiva varia consideravelmente. Algumas pessoas estão quase completamente surdas aos 60 anos, enquanto outras têm uma capacidade auditiva excelente aos 90. Os homens são afectados com mais frequência e com maior gravidade. A perda auditiva parece estar parcialmente relacionada com o grau de exposição ao ruído.



[Fig.2] Medicamentos podem causar graves consequências no nosso sistema auditivo

Lesão do ouvido devido a medicamentos- Alguns medicamentos [Fig,19], como certos antibióticos, diuréticos, a aspirina e as substâncias semelhantes à aspirina, podem danificar o ouvido. Estes afectam tanto a audição como o equilíbrio, embora a mais afectada seja a capacidade auditiva.

Tumores no nervo auditivo- Um tumor no nervo auditivo (neuroma acústico, neurinoma acústico, schwannoma vestibular, tumor do oitavo par craniano) é um tumor benigno que se origina nas células de Schwann (células que envolvem o nervo). A perda de audição, o zumbido, a náusea e a falta de equilíbrio são os primeiros sintomas.

Sem comentários: