sábado, 9 de fevereiro de 2008

Patologias do ouvido externo

Eis algumas doenças que afectam o ouvido externo:

Obstruções - A cera do ouvido (cerúmen) pode obstruir o canal auditivo e provocar comichão, dor e uma perda temporária da audição. O médico pode eliminar a cera lavando suavemente o canal com água quente (irrigação).

Otite externa - A otite externa é uma infecção do canal auditivo. A infecção pode afectar todo o canal, como na otite externa generalizada, ou apenas uma zona reduzida, como por exemplo um furúnculo. A otite externa, por vezes chamada mal do nadador, é mais frequente durante o Verão, quando se pratica natação.






[Fig.1] Pericondrite



Pericondrite - A pericondrite é uma infecção da cartilagem do ouvido externo. Podem causar pericondrite as lesões, as picadas de insectos ou um furúnculo aberto com bisturi no ouvido. O pus acumula-se entre a cartilagem e a camada de tecido que a rodeia (pericôndrio). Por vezes, o pus interrompe o fluxo sanguíneo que chega à cartilagem, destruindo-a e provocando uma deformação. Apesar de ser destrutiva e duradoura, a pericondrite costuma provocar apenas sintomas ligeiros.


Tumores - Os tumores do ouvido podem ser não cancerosos (benignos) ou cancerosos (malignos).


[Fig.2] Eczema


Eczema - O eczema do ouvido é uma inflamação da pele do ouvido externo e do canal auditivo caracterizada por comichão, vermelhidão, descamação e um corrimento saindo pelo ouvido.



Lesões - Uma lesão, como, por exemplo, um golpe violento sobre o ouvido externo, pode causar uma ferida entre a cartilagem e a camada de tecido conectivo que a rodeia (pericôndrio). Quando o sangue se acumula nesta zona, o ouvido externo converte-se numa massa deformada e de cor vermelho-púrpura. O sangue acumulado (hematoma) pode interromper o fluxo sanguíneo que chega à cartilagem, fazendo com que a orelha se deforme.

4 comentários:

ELOMAIOR disse...

Para mim foi muito importante esta informação, devido a acidente sofrido e por causa disso, ter sofrido perfuração no tímpano (esquerdo).

ELOMAIOR disse...

Gostaria de saber com faço para tratar de perfuração de tímpano de vido a acidente veicular?

Amanda disse...

Oie, eu também perfurei o tímpano. No começo, é estranho, a gente ouve diferente e tudo (dependendo do tamanho do furo)
Eu fiz uma cirurgia de reconstrução do tímpano, onde o dr tirou uma parte do pericondrio do meu tragus e colocou tampando o buraquinho. Depois disso, tem que tomar devidos cuidados, fala com seu medico.

Unknown disse...

QUANDO EU TINHA 15 ANOS LEVEI UM TIPO DE TAPAO DA ONDA DO MAR BEM NO OUVIDO DIREITO,FIQUEI SEM OUVIR UNS DIAS E DEPOIS PASSOU,MAS COM O TEMPO A CARTILAGEM DA MINHA ORELHA COMEÇOU A INCHAR,COMO DEVO TRATAR E OQ SERIA O MEU PROBLEMA?