sábado, 26 de janeiro de 2008

Sensações cutâneas

A pele é constituída por inúmeras estruturas que dotam os indivíduos com a sensação do tacto, da pressão, do calor, do frio e da dor. Estes receptores encontram-se por toda a superfície da pele, em concentrações diferentes, o que leva a uma maior ou menor sensibilidade, dependendo da zona do corpo humano.

Existem dois grandes grupos de receptores, os corpúsculos e as terminações livres.
Os corpúsculos possuem uma cápsula que os envolve, enquanto que as terminações livres não têm qualquer tipo de estrutura envolvente.
a
Sensação de tacto e de pressão
As sensações de tacto e de pressão estão muito relacionadas entre si, embora possuam receptores diferentes.
O tacto caracteriza-se pela acção de um corpo sobre a pele, durante um curto período de tempo e com uma pequena intensidade. Os corpúsculos de Meissner [Fig.1] são os receptores específicos do tacto e encontram-se concentrados na polpa dos dedos, nas mamas e nos órgãos genitais.
[Fig.1] Corpúsculo de Meissner
a
Quando este estímulo tem uma maior duração e intensidade, denomina-se pressão. Os corpúsculos de Pacini [Fig.2] são os receptores específicos da pressão e encontram-se principalmente na palma das mãos e na planta dos pés.
[Fig.2] Corpúsculo de Pacini
a
Sensação térmica
A sensação térmica dota um indivíduo com a capacidade de sentir calor ou frio.
Os receptores específicos do frio, que existem em maior quantidade, denominam-se corpúsculos de Krause [Fig.3].
[Fig.3] Corpúsculo de Krause
a
Por sua vez, os corpúsculos de Ruffini são os receptores específicos do calor e existem em menor número [Fig.4].
[Fig.4] Corpúsculo de Ruffini
a
À semelhança das sensações de tacto e de pressão, a captação térmica também não está uniformemente distribuída, sendo os lábios, as costas das mãos e os órgãos genitais as zonas mais sensíveis ao calor.
Curiosamente, o mesmo estímulo pode provocar sensações de frio ou de calor, dependendo da zona estimulada.
a
Sensação dolorosa
A dor é a única sensação que necessariamente origina uma resposta, física ou emocional, por parte do organismo. É considerada uma sensação negativa, uma vez que lhe é associada um sinal de aviso ou de ameaça.
As estruturas responsáveis pela sensação dolorosa denominam-se terminações nervosas livres e situam-se, sobretudo, na epiderme.
A distribuição da sensibilidade dolorosa é claramente diferenciada das restantes sensações, uma vez que, por exemplo, a córnea é insensível ao tacto mas extremamente sensível à dor.

Sem comentários: