terça-feira, 6 de maio de 2008

O que é o Silêncio?



O silêncio é uma dimensão importante da comunicação, é uma condição indispensável do saber ouvir. Na verdade, quem não cala enquanto o outro fala não está em condições de dialogar.
Não existiria palavra se não houvesse o silêncio. Este é bem mais que a falta de sons e ruídos: é a essência de toda a linguagem humana, porque representa a sua fonte originária e o seu fim. No meio da balbúrdia das nossas vidas, já quase não sabemos o que é o silêncio.
De tão desconhecido, existe mesmo quem o tema como se teme um vazio. Há quem o sinta como um buraco negro onde se pára de existir.Teme-se o silêncio quando se está sozinho. Liga-se o rádio, a televisão, mesmo sem se dar atenção a nada do que ali se diz, só para se estilhaçar o silêncio.
Porém, este silêncio de que se fala, trata-se de um silêncio relativo. Para aqueles que querem alcançar o verdadeiro silêncio, isso é-lhes impossível. Em nenhuma circunstância nos conseguiremos deparar com a ausência de som, pois só o facto de respiramos é manifestado auditivamente, o que faz do silêncio um fenómeno utópico.

Sem comentários: