terça-feira, 6 de maio de 2008

O olho de Hórus

O olho de Hórus


Olho de Hórus é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que representa a protecção e o poder, relacionado com Hórus, deus egípcio do céu e filho de Osíris e Ìsis. Este amuleto foi um dos símbolos mais utilizados e poderosos no Egipto Antigo.

Amuleto com o Olho de Hórus, no Museu do Louvre, França.

Segundo a lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o Sol. Durante uma luta, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava uma visão total, pelo que colocou também uma serpente sobre a sua cabeça. Depois da recuperação, Horus protagonizou novos combates que levaram à vitória decisiva sobre Set.

O Olho de Hórus e a serpente simbolizavam o poder real, tanto que os faraós se maquilhavam com este símbolo e usavam serpentes esculpidas na coroa. Os antigos acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade poderia auxiliar no renascimento, em virtude das suas crenças sobre a alma.

O olho direito de Hórus representa a informação concreta, factual, controlada pelo hemisfério cerebral esquerdo. Ele lida com as palavras, letras e os números, com as coisas que são descritíveis em termos frásicos ou pensamentos completos, abordando o universo de um modo masculino.

O olho esquerdo de Hórus representa a informação estética abstracta, controlada pelo hemisfério direito do cérebro. Lida com os pensamentos, os sentimentos e é responsável pela intuição, abordando o universo de um modo feminino.

3 comentários:

Carlos Alberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Alberto disse...

esse blog eo maximo tudo de bom e que poema heim 5 sentidos adorei os dois

John Bittencourt disse...

pora meu você sabe muito