terça-feira, 22 de abril de 2008

Exposição "O Sentido dos Sentidos"

Como última fase do produto final do projecto “O Sentido dos Sentidos”, o grupo realizou uma exposição, decorrida durante a “Semana na Maior”. Esta actividade surgiu como um culminar de todo o trabalho realizado até então, precedido pela actividade dos placares e pelo blogue.



Montagem
Dia 1
A montagem da exposição iniciou-se no dia 7 de Março, sexta-feira, pelas 16:30h, na sala 2.40.
Inicialmente, trouxemos algumas mesas para a sala e colámos os acetatos na cartolina do ouvido.

[Fig.1] Cartolina do som e do ouvido/audição

Seguidamente, outros elementos discutiram e escolheram o melhor local para a colocação dos resultados dos inquéritos, optando por dispô-los próximos da entrada, na parede à esquerda da porta.

[Fig.2] Resultado dos inquéritos e cartolina da língua/paladar

Paralelamente, discutiu-se como se disporiam os diferentes temas pela sala, uma vez que tínhamos algumas prioridades quanto à distribuição de alguns elementos: o paladar e o olfacto deveriam encontrar-se juntos, uma vez que estes estão interligados; o friso das diferentes texturas ficaria perto da mão, visto relacionar-se com o tacto; a actividade do computador, relacionada com o ouvido e a audição, estaria numa mesa perto das cartolinas respectivas e, por último, as cartolinas do olho, da luz, o texto referente à Cromoterapia (que justificava as folhas coladas no chão) e as micas do olho estariam próximos, uma vez que estes se relacionavam mutuamente.

Dia 2
No dia 10 de Março, segunda-feira, o grupo trouxe as restantes cartolinas em falta e, seguidamente, forrou duas paredes da sala, nas quais seriam expostas toda a informação, com papel celnorte, fornecido pelo conselho executivo.
Posteriormente, ocorreu a afixação das cartolinas, da forma como se tinha definido anteriormente.

[Fig.3] Frizo das texturas e cartolinas do nariz/olfacto e pele/tacto

[Fig.4] Cartolinas da luz e do olho/visão

Quando findamos a afixação das cartolinas animadas, montaram-se as diferentes mesas referentes a cada sentido. Na mesa do olfacto, colocou-se o livro “O Perfume” de Patrick Süskind, uma caixa de incensos de variados cheiros e o respectivo suporte. Na mesa da audição pôs-se um computador portátil com uma actividade multimédia, com dois vídeos e um osciloscópio virtual, e dois acrílicos (um com um texto referente à perda de audição, com uma prótese auditiva em exposição, e outro alusivo aos sons puros e complexos, também com um diapasão em exibição). Na mesa da visão colocaram-se algumas folhas de acetato sobrepostas com cortes axiais do aparelho ocular, de forma a melhor visualizar a estrutura interna do órgão. Estas mesas foram dispostas pela sala, de maneira a ficarem em frente às cartolinas que lhes correspondiam.
Por fim, varremos e limpámos a sala, para que fosse possível colar, no chão, com papel de plastificar, as folhas coloridas referentes à Cromoterapia, dispostas aleatoriamente por todo o espaço.

[Fig.5] Mesa do olfacto

[Fig.6] Actividade do computador
a
Organização do grupo
Dois elementos do grupo apresentavam o projecto aos grupos que nos foram visitar, enquanto que o outro controlava as pessoas que entravam e saíam, resolvendo, também, pequenos imprevistos.


Reacção do público / Visitantes
Relativamente à reacção do público, obtivemos uma resposta muito boa e positiva. Deram-nos, por várias vezes, os parabéns e os sorrisos de felicitação foram também muito frequentes.
No decorrer desta actividade, para além da comunidade escolar, 15 turmas, provenientes de quatro escolas diferentes (Escola EB 2,3 de Frei Bartolomeu dos Mártires, Escola EB 2,3 de Viana do Castelo, Escola EB 2,3 de Dr. Pedro Barbosa e Escola EB 2,3 Carteado Mena) visitaram a exposição “O Sentido dos Sentidos”.


Aspectos negativos
Como aspectos negativos, o grupo nomeia o facto de não ter existido qualquer elemento que estimulasse o paladar; de alguns visitantes não terem apreciado o odor do incenso e também a humidade que a sala possuía, que dificultou a fixação das cartolinas e do papel celnorte, o que nos causou alguns problemas (estes chegaram mesmo a descolar das paredes a meio de uma apresentação a uma turma).

Material
Para a realização desta exposição, o grupo necessitou de angariar inúmeros materiais, nomeadamente, papel celnorte, cartolinas, acetatos, folhas, incenso, suporte para incenso, isqueiro, UHU patafix, cola, fita-cola, fita-cola dupla, lixa, papel canelado, tecido felpudo, rádio, CD “Journey with the Whales”, livro “O Perfume”, micas, quatro mesas, papel de plastificar (transparente e preto), computador (com dois vídeos e um osciloscópio), rato USB, diapasão, aparelho auricular e acrílicos.


Em suma, cremos que o objectivo da actividade foi atingido uma vez que obtivemos reacções positivas por parte de diversos visitantes, o que levou a uma grande satisfação de todos os elementos do grupo. Assim, encontramo-nos motivados para finalizar o nosso projecto, no 3.º período.

Sem comentários: