terça-feira, 29 de abril de 2008

Apresentação "O Sentido dos Sentidos" aos pais

aaaaaaaDurante a “Semana na Maior”, mais especificamente nos dias 11 e 12 de Março, no final do segundo período, o grupo realizou a exposição “O Sentido dos Sentidos”, na sala 2.40.
aaaaaaaInfelizmente, apenas um número reduzido de pais pode visitar esta exposição, tendo sido, consequentemente, direccionada para os alunos e professores da escola e para as turmas finalistas do ensino básico de outros estabelecimentos de ensino visitantes. Sendo o objectivo das exposições da turma C do 12º ano mostrar a toda a comunidade escolar os diferentes projectos, foi sugerido, no dia 11 de Abril, que estas fossem apresentadas aos encarregados de educação e, eventualmente, a outros familiares.
aaaaaaaOs projectos foram apresentados no Fórum, uma vez que este espaço é bastante amplo e apresenta um datashow. Desta forma, foi possível dinamizar as apresentações, recorrendo a suportes informáticos.
aaaaaaaRelativamente à disposição das cartolinas neste recinto, decidimos que seria melhor agrupá-las por temas, como fizemos na exposição inicial. Deste modo, a Visão e a Luz ficaram lado-a-lado e a Audição e o Som igualmente. O Paladar e o Olfacto, uma vez que se encontram interligados, ficaram dispostos num mesmo placar. O Tacto, representado pela mão, foi colocado isoladamente num expositor. Quanto à Cromoterapia, colocámos as folhas coloridas ao longo do percurso efectuado pelos pais, desde a sala de reunião com a directora de turma até ao local da apresentação.
aaaaaaaPara uma melhor apresentação realizámos um PowerPoint, o qual referia os principais aspectos abordados pelo projecto e um pequeno vídeo que divulgava a nossa exposição, na “Semana na Maior”. Através desses diapositivos, organizámos o nosso discurso, na medida em que divulgámos as diferentes fases do nosso trabalho, ou seja, falámos da actividade dos placares, do blogue e da exposição final. Por último, aproveitámos também para mostrar algumas fotografias de todo este processo, realizado ao longo do ano.
aaaaaaaEm suma, a exposição dos projectos aos pais foi uma actividade muito importante, uma vez que, para além de divulgarmos ainda mais os projectos desenvolvidos no âmbito da disciplina de “Área de Projecto”, esta permitiu uma maior participação dos pais na vida escolar dos seus filhos.
a

[Fig.1] Disposição geral das cartolinas

[Fig.2] Vídeo Exposição "O Sentido dos Sentidos"

[Fig.3] Disposição das folhas referentes à Cromoterapia

Sem comentários: