segunda-feira, 3 de março de 2008

sábado, 1 de março de 2008

Curiosidades

Tal como as impressões digitais, a superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa.

[Fig.1] Língua, Einstein.

A saliva é muito importante, pois as moléculas derivadas dos alimentos precisam ser dissolvidas em algum líquido. A saliva entra em acção, assim que se sente o odor do alimento.



[Fig.2]Menino a comer um gelado..


Existem aproximadamente 10.000 papilas gustativas na língua que nos permitem saber exactamente aquilo que estamos a comer!


O sabor da framboesa é um dos mais complexos, o que exige bastante do olfacto e do paladar, trabalhando estes dois em completa sintonia.


[Fig.3] Framboesa.


As células do paladar e do olfacto são as únicas do sistema nervoso que são substituídas quando velhas ou danificadas.

Algumas patologias (paladar)

Alguns dos distúrbios relacionados com o paladar podem chegar a ser muito frustrantes uma vez que afectam a capacidade do indivíduo de desfrutar das comidas, bebidas e aromas agradáveis. Também há interferência no que respeita à autodefesa do indivíduo, uma vez que o impede de perceber a presença de substâncias químicas e gases potencialmente perigosos, podendo as consequências serem bastante graves.
A redução ou a perda do paladar (ageusia) é normalmente causada por condições que afectam a língua. São exemplos a boca muito seca, o tabagismo intenso, a radioterapia e os efeitos colaterais de algumas drogas. A distorção do paladar (disgeusia) pode ser consequência dos mesmos factores que acarretam a perda do paladar, podendo ser, também, sintoma de depressão. As queimaduras da língua podem destruir temporariamente as papilas gustativas.